domingo, 24 de fevereiro de 2008

Opinião | Anagrama Orgânico

Hoje vou aproveitar para divulgar o conceito de netlabels. Muito se fala actualmente de direitos de autor, pirataria, do preço a pagar por passar música em bares, enfim, um amontoado de burocracias que desvirtuam o prazer da música e põem quem tem dinheiro pronto a investir, de pé atrás. E claro, toda a gente já sabe que mais do que talento, para assinar um contracto com uma editora major, é preciso uma carinha bonita.

No entanto, com netlabels, tudo isso é fantasia. O motivo bastante simples, é porque não há dinheiro envolvido entre o artista e a editora. Obviamente as editoras têm despesas com servidores para alojar as músicas, e muitas vezes fazem colectâneas em CD/DVD, para divulgar o catálogo, pago do seu próprio bolso.

Em Portugal muito se tem feito para implementar isto, e lutar contra o conceito de "se é musica de borla, é porque não presta." As três principais netlabels são a Test Tube Netlabel, com o catálogo mais homogéneo, a Enough Records, a primeira de todas, e mais virada para sonoridades "obscuras", e a MiMi, esta ultima com várias parcerias e artistas Japoneses. Como são projectos que se formaram on-line, não existem barreiras geográficas. Há artistas portugueses a lançar por netlabels lituanas, e músicos Japoneses a lançar por netlabels em Coimbra.

Porque são então as músicas gratuitas? É feito de apreciadores de musica para comuns, e se um artista não vai fazer dinheiro, porque havia a netlabel de fazer? No entanto, isto não significa que se possa "roubar" a música, por exemplo para ser editada ou remisturada. Os trabalhos são protegidos por uma licensa Creative Commons, para a qual tudo tem de ser feito com o consentimento do artista/label.

No entanto, existe uma constante procura para alargar horizontes, com showcases e edições em formato físico. Uma comunidade entusiasta destas sonoridades pode ser encontrada em www.forumsons.com . Podem procurar netlabels de todo o modo com os úteis links em cada uma das páginas destas editoras.

Por fim, fica o press release desta noite em Coimbra.
Beats Play Free
Sáb 8 Março 23h00
QUEBRA Rua de Quebra Costas - Coimbra

Música livre! Música grátis!

"Netlabels: editoras de música cujas edições são gratuitamente distribuídas através da internet em formatos digitais de áudio. A maioria das netlabels funciona ao abrigo das licenças Creative Commons."

Texto: Anagrama Orgânico

Sem comentários:

AGENDA DO MARSUPILAMI